Oi meus amores, hoje resolvi compartilhar com vocês uma questão muito comum que sempre me deixou muito pensativa. O uso da palavra TENDÊNCIA, de forma errada, principalmente no meio da moda, blogueiras e outros. Tendência: “Algo que tende a ser”. Claro que dei uma passadinha no dicionário:

substantivo feminino
  1. 1.
    aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão.
    “t. para o alcoolismo”
  2. 2.
    disposição natural; inclinação, vocação.
    “t. para a pintura”

Tendência é algo que pode ou não vir acontecer. Mas infelizmente essa palavra ficou tão popular, que acabou perdendo o seu real significado ou sua essência.

Forma correta
Exemplo: Em 2016 você fala: “Veludo molhado é tendência para inverno 2017”

Forma errada
Exemplo: No inverno 2017: “Veludo molhado é tendência”

Se já aconteceu, não é mais tendência e sim CONFIRMAÇÃO. Mas como não da para usar a palavra em alguns contextos, como por exemplo: “A confirmação veludo molhado veio com tudo para o inverno 2017”. Fica estranho né? Por esse motivo continuei usando a palavra tendência mesmo sabendo que estava errada, porém não sabia nenhuma outra palavra que pudesse substituir.

Até que comecei um curso voltado para moda e a professora Evelyn Bonorino, abordou o assunto e esclareceu todas as minhas dúvidas. A palavra que eu tanto procurava era simplesmente > MODISMO: Que é a massificação do uso de determinada peça de roupa do vestuário.

Vamos compartilhar essa UTILIDADE PÚBLICA porque todo mundo precisa saber sobre essa questão!

 

Posts relacionados